Não sou guerreira, nem forte o tempo todo e nem estou pagando nenhum pecado. Sou apenas uma mãe. Apenas uma mãe Atípica, que busca por respeito, empatia e inclusão. Autismo não está na moda!
Eu ouvi de tudo: está procurando doença, pelo em ovo, tá sofrendo a toa, tá tudo normal, cada criança tem seu tempo, e não, eu não estava errada, eu sabia. Mãe que é mãe sabe e vai em busca. Nunca medi esforço pra ajudar meu filho nessa jornada de se desenvolver da melhor forma. Infelizmente todo tratamento é caro, a consulta com neuro é caro, terapias são caras, tem um plano de saúde que paga miséria para os profissionais, o SUS nem se fala. Passamos por inúmeros profissionais, vários tratamentos incompletos, falhos e de má qualidade, mas tudo que eu fiz até hoje foi por AMOR.
Sinto muito por não ter feito mais, ter investido mais, acabava sempre ficando no raso, acreditando que não era nada, que era só um atraso de desenvolvimento que 30 minutos 1 vez por semana resolveria de psicóloga e fonodiologa, perdemos muito com isso. Várias podas neurais que se tivesse sido estimuladas no tempo certo menos prejuízos teria. Me dói não ter dado um tratamento de verdade, mas infelizmente eu não sabia tudo que sei hoje depois de muita busca e estudos noites a dentro. Mas faço e farei até meus últimos dias nessa terra se for preciso para da uma qualidade de vida mais leve para meu filho! O autismo não é problema, o problema é a falta de informação.
Denizi Carvalho, mãe de Miguell – Recife/PE