Movidos pela experiência transformadora de ser pais de uma criança com Trissomia do Cromossomo 21, ou Síndrome de Down como é mais conhecida, decidimos criar o Portal Incluir. Este espaço foi concebido com o propósito de unir pais, mães, profissionais de saúde, educação e outros setores em uma comunidade colaborativa, com muita informação e orientações. Nosso objetivo é proporcionar às nossas queridas crianças e jovens com deficiência a oportunidade de serem plenamente incluídos em uma sociedade que muitas vezes falha em respeitar e valorizar as diferenças.
Este Portal foi criado para dar continuidade a uma história iniciada em 2013. Naquele agosto/13 nasceu a minha primeira filha, Alice, que veio sem nenhuma comorbidade, mas com uma surpresa para eu e minha esposa: ela é uma criança com Trissomia do Cromossomo 21, ou Síndrome de Down como é mais conhecida.
Criei um blog, chamado ViverDown para dar a oportunidade a outras pessoas que passaram ou passariam a viver experiências semelhante a nossa ter um espaço de tirar dúvida, conversar conosco e até mesmo conhecer alguns dos seus direitos.
Era uma realidade até então desconhecida para nós e poucos eram os contatos com pessoas com T21 ou outras deficiências. A partir daí, surpreendentemente muitas pessoas amigas, ou mesmo que tomamos conhecimentos, começaram a ter seus filhos com diversos tipos de deficiências (Deficiência visual, motora, mental, auditiva ou cerebral). Surgiu então no final de 2023 a idéia de ampliar o trabalho do ViverDown para algo que pudesse dar a pessoas com filhos com os mais diversos tipos de deficiência uma oportunidade de compartilhar as suas experiências e mesmo, de buscar informação a respeito de cada uma dessas peculiaridades que envolvem essas pessoas.
Esse espaço é aberto para pais, mães, profissionais de saúde, educação e outras áreas transformarem o Portal Incluir num espaço colaboprativo, para que cada dia mais possamos dar aos nossos queridos filhos e filhas, a oportunidade de serem incluídos nessa sociedade, que tanto deixa a desejar quando se tratar de respeitar as diferenças. Contamos com seu acesso e também com sua participação.
Um forte braço,
Júnior Patente (Professor e radialista e pai de uma criança com T21), idealizador do Portal Incluir.