7 de dezembro de 2025
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Reconstruindo valores e verdades sobre o outro

Nas considerações de Paulo Freire, um sem-número de educadores sabe que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos.

Faz-se necessário compreender a educação como transformação social, oportunizar aosnossos alunos desde a educação infantil serem sujeitos construtores da própria história, a  escola deve educar para a vida desde bem cedo, daí a importância de se trabalhar na escola questões, como: a discriminação racial e a diversidade cultural; oportunizando aos alunos a quebra de paradigmas desde cedo, reconstruindo valores e verdades a respeito do outro, respeitando as diferenças sociais, culturais e raciais no seu cotidiano.

É imprescindível, a escola atual, trabalhar de maneira eficaz a matriz africana no seu currículo. Pois a História africana, sua formação e delineamento da identidade cultural afrobrasileira, é de suma importância no cenário educacional, pois será interpretando e recriando as práticas de outras culturas, que os alunos irão ter possibilidades de conhecer e assim respeitar o outro.

Herdeiros de uma escola que sempre privilegiou, em grande parte de sua trajetória, conteúdos eurocêntricos, vivemos hoje a urgência de rever conteúdos e temas formativos em nossos bancos escolares. Dessa maneira, conhecer e refletir sobre os costumes e tradições, as práticas e as representações culturais, a mitologia e a religião, a linguagem e as escritas, a resistência e as lutas, a memória e a história do povo africano; assim ensinar, aprender, refletir e debater sobre as ‘identidades’ é um exercício fundamental para o combate à intolerância, à discriminação, à xenofobia, ao racismo.

Importante Saber

A Lei 11.645/2008 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Isso implica a necessidade de abordar a temática em questão no ensino de todas as disciplinas do currículo da educação básica, que inclui o ensino fundamental e médio. Consequentemente, essa temática aparece também no livro didático, uma vez que ele é um dos instrumentos mais utilizados pelos professores e alunos nos processos de ensino e aprendizagem.

Atividades para a Educação Infantil

Primeira Atividade

Tema:Como sou bonita!

Faixa Etária: Educação Infantil, 2 anos a 5 anos

Objetivo: Compreender a diversidade cultural do povo afrobrasileiro, através da leitura do livro de Ana Maria Machado: Menina Bonita do Laço de Fita, para assim conhecer e respeitar o outro. Uma importante estratégia para o combate ao racismo e para a superação de antigas representações sobre a presença negra na sociedade brasileira.

Disciplinas com as quais interage: Literatura Infantil, Artes, História, Língua Portuguesa.

Tempo: 4 aulas, com duração cada uma de 50 minutos.

Metodologias:

Primeiro Passo – Apresentar o livro para os alunos, suas ilustrações. Fazer a leitura da estória, de preferência, utilizando fantoches.

Segundo Passo -Pedir aos alunos que façam a contação da estória, utilizando os fantoches, deixando-os recriar a estória de acordo com seu ponto de vista.

Terceiro Passo –atividade com tintas guache, massinhas, cartolinas, fitas, tecidos, material reciclável; oportunizando aos alunos utilizarem estes materiais na elaboração de materiais diversos que expressem a estória contada, os personagens, cenários, etc.

Quarto Passo –Exposição na sala de aula ou no pátio da escola, dos materiais confeccionados pelos alunos.

Segunda Atividade

Tema: Piquenique Cultural

Faixa Etária: Educação Infantil, 2 anos a 5 anos

Objetivo: Compreender a diversidade cultural do povo afrobrasileiro, através da exposição de diversos alimentos, brincadeiras e músicas da cultura afrobrasileira. Uma importante estratégia para o combate ao racismo e para a superação de antigas representações sobre a presença negra na sociedade brasileira, conhecer para respeitar. Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras africanas, reconhecendo a cultura e as particularidades da cultura afro brasileira.

Disciplinas com as quais interage: Literatura Infantil, Artes, História, Língua Portuguesa, Educação Física.

Tempo: 3 aulas, com duração cada uma de 50 minutos.

Metodologias:

Primeiro Passo – organizar um piquenique com os alunos, podendo também convidar a família; poderá ser no pátio da escola ou em um parque da cidade. Como a escola preferir.

Segundo Passo -Organizar dias antes do evento, uma lista com os alimentos que serão levados para o piquenique. Esses alimentos da culinária africana ou afro brasileira, poderão ser levados pelos alunos ou pela escola.

Terceiro Passo – Escolher músicas e brincadeiras afro-brasileiras para apresentar no dia do piquenique, com a ajuda de professores das diversas áreas que interagem, como: Literatura Infantil, Artes, História, Língua Portuguesa, Educação Física.

Exemplo de uma brincadeira:Amarelinha africana

Os participantes fazem o desenho da amarelinha, como indicado ao lado. Um dos diferenciais dessa amarelinha é que duas crianças pulam ao mesmo tempo.

Cada participante começa a brincadeira de um lado do gráfico, com cada pé em um quadrado. Eles devem pular para os quadrados à direita ao mesmo tempo.

Depois de pular para os dois quadrados ao lado eles voltam para o lugar onde começaram o jogo. Aí saltam para os quadrados em frente, pulam para os que estão ao lado e retornam. Em seguida, voltam para os quadrados de trás e pulam de novo para os quadrados ao lado.

Dali, eles pulam para a terceira linha de quadrados e repetem os movimentos, até que um fique de costas para o outro. Quando isso acontece, eles pulam de novo para o quadrado ao lado e voltam. Depois pulam para a última linha e repetem o movimento.

Dar meia volta, deixando o pé direito no quadrado em que está e colocando o pé esquerdo no quadrado de trás e recomeçar o jogo trocando os lados do quadrado principal, até que um dos jogadores erre a sequência ou pise na linha.

Quarto Passo – Dia do piquenique, arrumar todo o cenário com os alimentos, caixa desom com as músicas escolhidas, durante o piquenique os professores explicarem sobre a diversidade cultural brasileira, as características da culinária, das músicas e brincadeiras afro brasileiras.

Quinto Passo – Registrar com fotos e vídeos, para posteriormente fazer uma exposição na escola com esse material.

Simone Viana. Mestre em Políticas Sociais, graduada em Pedagogia e História. Professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá e professora e coordenadora da SEEDUC

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